5 DICAS PARA MANTER A SAUDE MENTAL EM DIA

5 DICAS PARA MANTER A SAUDE MENTAL EM DIA


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Mais do que nunca, importa cuidar da nossa saúde mental. Os tempos estranhos que vivemos, e o isolamento que a Pandemia de Covid-19 nos forçou a conhecer e a cumprir, têm um enorme impacto no nosso bem-estar. O que fazer quando não conseguimos lidar com a pressão e as dificuldades? E como saber se precisamos de uma ajuda extra para as resolver? Deixamos-te 5 dicas que podem ajudar a manter a tua saúde mental em dia.

Pensa desta forma: se para ter um corpo saudável deves cuidar dele, nutri-lo e estar atento a possíveis alterações de saúde ou bem-estar, o mesmo se passa com a tua mente. Não é tão fácil identificar a origem dos problemas porque não os vemos de fora – mas é possível trabalhar neles e vencer. Cuidar da saúde mental é tão, ou mais, importante do que cuidar do corpo.


A saúde mental importa: 5 dicas que precisas de ter em mente

Há várias coisas que podes fazer no teu dia-a-dia para cuidar da saúde mental. O primeiro passo é este: despertar a tua atenção para o assunto. Está atento ao que se passa à tua volta e, sobretudo, ao que se passa por dentro: aos teus pensamentos, às tuas emoções, às tuas ideias e às conversas que tens contigo. Pratica a atenção ao fazer perguntas a ti próprio. Como estás hoje? Como foi o teu dia? O que é que correu bem, ou mal? E como é que isso te fez sentir?

Se estiveres desperto para o que se passa na tua mente, é mais fácil lidar com os problemas. Espreita estas 5 dicas que podes começar a pôr em prática agora mesmo e repara como te vão ajudar a manter a saúde mental em dia, com consciência e com atenção.




1. ESCREVE UM DIÁRIO

Registar os teus pensamentos é uma excelente forma de autoanálise. Além disso, funciona como uma boa forma de relaxar pois permite exteriorizar o que pensas e sentes – e às vezes é só isso que precisas. Arranja um caderno e mantém-no à mão. Podes escrever com frequência ao longo do dia ou, então, reservar um pouco de tempo de manhã ou à noite para o fazeres. Escreve livremente, não te preocupes em filtrar ou deixar nada de fora! Escreve para ti e desabafa contigo. Lembra-te que tu és o teu porto seguro.




2. PRATICA EXERCÍCIO FÍSICO

O exercício físico é uma das melhores formas, e mais imediatas, de melhorar o bem-estar. Com inúmeras vantagens para o corpo e para a mente, praticar exercício físico é uma forma de libertar energias, limpar toxinas, descontrair e ativar todas as estruturas do corpo. A própria libertação de endorfinas que a prática de exercício físico provoca tem um resultado direto no aumento do bem-estar: e quanto melhor te sentires, mais forte e mais ativo, melhor será a tua capacidade e motivação para encarar os problemas.

Ganha o hábito de praticar exercício físico todos os dias e tira, no mínimo, 30 minutos a 1 hora do teu dia para essa atividade. Pode ser uma caminhada de manhã, uma corrida, ou praticar uma modalidade de que gostes e que te faça sentir bem. Aqui não há regras a não ser uma: garante que cuidas do teu corpo e que valorizas a tua saúde em primeiro lugar.




3. DORME BEM, E COME BEM!

O descanso e a alimentação são duas variáveis com um impacto direto na saúde mental. Uma mente saudável e ativa precisa de ser cuidada para funcionar nas suas melhores capacidades e, para isto, é fundamental privilegiar o descanso, com horas de sono suficientes, e a alimentação, com a escolha de alimentos saudáveis e cheios de nutrientes para que o teu corpo tenha tudo o que precisa.

Evita os alimentos processados e os açucares uma vez que a forma como o corpo os processa cria um stress adicional, que não contribui para o teu bem-estar. Atenção, não precisas de os eliminar da tua vida! Apenas fazer uma gestão equilibrada do que comes, evitando excessos. Tudo é permitido: até porque um chocolate de vez em quando também alimenta a tua mente. :)




4. RESERVA TEMPO PARA TI

Praticar o self-care é muito importante. Estar sozinho de vez em quando, ou fazer coisas sem companhia, não é sinónimo de egoísmo! É, aliás, necessário, para que possas estar ainda mais atento ao que pensas e sentes. Assegura que tens tempo para ti e para fazeres coisas de que gostas. Lê um livro numa esplanada, vai caminhar, escolhe a tua série favorita e assiste, bem aconchegado numa manta. Ouve música e dança! O tempo para ti é precioso.




5. SE PRECISARES, PROCURA AJUDA PROFISSIONAL

Quando te dói algo, vais ao médico. Ou quando te dói um dente, ao dentista. Com a tua saúde mental, o processo tem de ser o mesmo: se precisas de ajuda, deves procurar um apoio especializado. Cuidar da saúde mental exige uma análise diária e um trabalho contínuo; até porque tu nunca páras de pensar, ou de sentir, certo?

Se falar com familiares e amigos não é suficiente, ou não é uma opção, procura ajuda profissional. Lembra-te que a saúde mental importa muito e é a base de tudo o resto. Um corpo saudável requer uma mente cuidada para uma vida feliz – e isto exige ação e atitude. Procura ajuda sem receios! Afinal… “só” estás a cuidar de ti.



Este ano, o VANS CHECKERBOARD DAY celebra a autoexpressão criativa como força de combater as crescentes preocupações com a saúde mental face ao isolamento social e a marca vai doar 1 milhão de dólares a 10 instituições de caridade espalhadas pelo mundo. Descobre mais sobre este dia e fica a saber como podes fazer parte do VANS CHECKERBOARD DAY.