NIKE AIR MAX DAY

NIKE AIR MAX DAY


Voltar ao My Kicks Blog


O Nike Air Max Day celebrou-se pela primeira vez a 26 de Março de 2014, 27 anos depois do lançamento das primeiras Nike Air Max 1, em 1987. Esta data especial passou a ser festejada anualmente pela marca com lançamentos de novos modelos, colorways, modificações e edições limitadas.



A tecnologia Air – que consiste em caixas de ar localizadas na entressola que garantem um excelente conforto e amortecimento – já existe há muito tempo: foi estreada em 1978 nas Nike Tailwind, adoptada por vários modelos da marca tais como as Nike Air Force 1 e finalmente tornada visível através de uma janela recortada na entressola das Nike Air Max 1, um modelo inovador que viria a alterar a visão do sneaker pela existência visível da sua tecnologia. Desde aí, este tipo de midsole tem tomado variadas formas, com caixas de ar mais ou menos visíveis, com mais ou menos destaque; mas sempre com o intuito de tornar o conforto uma característica (cada vez mais) incontornável. Vamos levar-te numa viagem no tempo para ficares a conhecer a evolução desta gama.



1987: as Nike Air Max 1 são lançadas e deixam à vista, pela primeira vez, a tecnologia Air.





1990: surgem as Nike Air Max 90 que, na sua colorway “infrared”, rapidamente se tornaram um must-have.





1991: as Nike Air Max 180 apresentam uma caixa de ar não só maior, mas a atravessar a sola de um lado ao outro.





1995: as Nike Air Max 95, com um design inspirado nas layers do planeta Terra, são as primeiras a introduzir uma segunda caixa de ar na parte da frente do sneaker.





1997: com um look extremamente futurista para a data, as Nike Air Max 97 foram as primeiras a estender a caixa de ar a todo o comprimento do sneaker.





1998: a tecnologia é redesenhada e aparece sob a forma de Tuned Air nas Air Max plus, com a divisão das caixas de ar em diferentes secções.
2006: as Nike Air Max 360 introduzem a tecnologia de amortecimento Air na sua máxima forma, sendo apenas ela parte da midsole – sem adição de espuma.





2015: as Nike Air VaporMax apenas têm uma fina camada a separar a tecnologia do pé e levam o conforto a outro nível com a promessa de um caminhar tão soft como se fosse nas nuvens.





2018: a unidade de ar visível a 270º das Nike Air Max 270 fazem delas um dos moves mais arrojados da marca. A combinação desta tecnologia de máximo conforto com o upper de malha respirável e flexível resultam num statement de estilo como não existe outro. Podes comprar aqui.





2019: as Air Max 720 são o novo membro da família Air Max e levam a tecnologia a outro nível com a maior e mais alta unidade de ar visível da história da marca... até à data!




O futuro trará, certamente, mais novidades desta tecnologia e este dia – o Nike Air Max Day – continuará a ser comemorado em honra de um arquivo de sneakers admirável, em constante flutuação entre os retros, híbridos e evolutivos que alimentam uma paixão desmedida por este tipo de calçado.



Também comemoras este dia com um modelo da gama nos pés? Qual o teu modelo de Nike Air Max favorito? Descobre a nossa oferta da marca aqui.